Currículo
O CLIP – Oporto International School oferece um currículo internacional baseado no Currículo Nacional inglês, com algumas alterações de modo a adequar-se quer aos objetivos filosóficos e pedagógicos da escola, quer ao contexto geográfico em que se insere, como uma escola internacional no Porto, Portugal. Os padrões curriculares que o CLIP oferece são considerados de excelência internacional e fornecem equivalência em muitos países, incluindo Portugal.
A grande maioria dos alunos que concluem o ensino secundário no CLIP opta por continuar sua jornada académica em universidades tanto portuguesas como estrangeiras, principalmente no Reino Unido. A escolha de cursos a seguir é bastante diversificada, variando desde Artes e Música a Ciências, Engenharia, Economia e Gestão, Medicina, etc.
O currículo do CLIP pretende fornecer uma estrutura e uma sequência ampla e equilibrada de modo a promover o acesso e a progressão numa variedade de experiências de aprendizagem significativas, de acordo com as diretrizes do Colégio, orientadas pela definição de Aprendizagem de Alta Qualidade e reforçada pelo enquadramento de Competências para Século XXI do CLIP.
O CLIP valoriza a noção de 'Desporto para todos', oferecendo uma ampla gama de atividades desportivas quer através do currículo quer através do programa de atividades extracurriculares, incluindo equipas federadas. As Artes e Dramatização também integram o programa de estudos e são essenciais para o desenvolvimento dos alunos como um todo. Outras atividades extracurriculares, como o Modelo das Nações Unidas e o Serviço Comunitário são incentivadas e desempenham um papel importante na vida escolar.
História
- 1986
-
- Foi criada a Fundação Luso-Internacional (FLI) para a Educação e Cultura na Zona Norte, com o intuito de criar uma escola internacional e de promover melhores relações entre as diferentes comunidades internacionais
- 1990-1991
-
- Foi criada a Associação Gestora do Colégio Luso-International do Porto (AGECLIP), sem fins lucrativos, para a criação e direção uma nova escola internacional.
- O CLIP foi inaugurado num antigo edifício da STCP, junto ao Castelo do Queijo.
- Sob a liderança do Doutor Ruben Cabral, Mrs. Lydia Silva e Mrs. Stephanie Reader, foi fundado o CLIP – Colégio Luso-International do Porto, como departamento da FLI, com 24 alunos.
- 1993-1994
-
- O CLIP passou a sociedade anónima.
- O CLIP iniciou o ano letivo com 140 alunos.
- 1994-1995
-
- O CBC (Concept-Based Curriculum – link para esta secção) e a disciplina de LTR (Learning Through Research – link para esta secção) são lançados e continuamente desenvolvidos desde então.
- O CLIP iniciou o ano letivo com 176 alunos.
- 1996-1997
-
- O CLIP mudou-se para um edifício pertencente à EFANOR.
- O CLIP iniciou o ano letivo com 258 alunos.
- 2000-2001
-
- O CLIP muda-se para a Praça Coronel Pacheco, na baixa do Porto.
- O CLIP iniciou o ano letivo com 367 alunos.
- 2002-2003
-
- É inaugurado o edifício atual do CLIP.
- O CLIP iniciou o ano letivo com 494 alunos.
- 2004-2005
-
- O CLIP integra o Grupo Violas, tornando-se o acionista maioritário.
- O CLIP iniciou o ano letivo com 578 alunos.
- 2013-2014
-
- O CLIP passa a ser uma instituição acreditada pelo Council of International Schools (CIS).
- O CLIP inicia uma fase de grande expansão em termos de número de alunos e da sua comunidade internacional, que dura até aos dias de hoje.
- O CLIP iniciou o ano letivo com 634 alunos.
- 2016-2017
-
- É inaugurado o novo bloco de ciências.
- O CLIP iniciou o ano letivo com 874 alunos.
- 2019-2020
-
- O CLIP inicia uma nova fase enquanto organização, lançando um novo logotipo e mudando a sua denominação institucional para CLIP – Oporto International School.
- Inicia o ano escolar 2019-2020 com mais de 1200 alunos.
- Hoje