Fundamentos

slider-1
slider-2
slider-3
slider-4
slider-5

Aprendizagem de alta qualidade

 

O CLIP acredita que a Aprendizagem de Alta Qualidade ou High Quality Learning (HQL) é o resultado e o processo através do qual: os alunos melhoram e aprofundam continuamente as suas compreensões, conhecimentos e competências; os seus sucessos são comemorados; assentando em práticas e hábitos de ensino e aprendizagem.

 

As diferentes secções da roda HQL são interdependentes, complementares e representam as quatro facetas da aprendizagem de alta qualidade no CLIP: caminhos para a aprendizagem, abordagens para a aprendizagem, reflexão sobre a aprendizagem e comunidades para a aprendizagem.

  

O CLIP acredita firmemente que a aprendizagem é enriquecida por diversas perspetivas interculturais e todos os alunos são encorajados a abraçar e a avaliar criticamente as ideias divergentes, a fim de desenvolverem a sua própria avaliação sobre questões pessoais, locais e globais. As várias ofertas curriculares e de aprendizagem intercultural que o CLIP oferece aos alunos também visam estabelecer ligações, aumentar a compreensão do mundo extraescolar, incluindo a realidade do mercado de trabalho e questões ecológicas e sociais.

Ensino centrado no aluno

 

Com o intuito de apoiar a Aprendizagem de Alta Qualidade (HQL), os professores são também encorajados a aplicar uma gama diversificada de estratégias de ensino alinhadas aos nossos Princípios Pedagógicos, que irão:

  • colocar os alunos no centro do processo de aprendizagem
  • resultar, naturalmente, em diferenciação
  • atender a uma vastíssima gama de interesses e necessidades de uma comunidade internacional de alunos

 

Aprendizagem através de conceitos

 

Central às Diretivas Orientadoras do CLIP, em linha com a definição de Aprendizagem de Elevada Qualidade e potenciado pelo nosso enquadramento de competências CLIP21, os alunos desenvolvem compreensão, conhecimento e competências através do pensamento concetual.

 

Ao longo de todo o nosso curriculum e usando um leque alargado de metodologias de ensino, os alunos são capazes de fazer relações, organizar ideias e transferir conhecimento para novas situações realistas à luz de conceitos abrangentes e fundamentais.

 

O ponto alto da aprendizagem e pesquisa através de conceitos no CLIP ocorre uma vez por ano, ao longo de duas a três semanas, onde os alunos desde a Pré-Primária ao 9º ano aprofundam a sua compreensão, analisam e avaliam conhecimentos interdisciplinares em torno de um conceito unificador e procuram encontrar soluções para problemas locais e globais.