Alunos

Voz e liderança dos alunos

 

Todos os alunos no CLIP são encorajados a ser o motor da mudança que eles querem ver no mundo e que pode começar por encontrarem soluções para os seus problemas diários e por defender os interesses da comunidade estudantil.

 

Os alunos do CLIP têm várias oportunidades e plataformas para se tornarem a voz dos seus pares e para desenvolverem competências de liderança, apoiadas pelo quadro de competências do século XXI do CLIP.

O corpo de Prefects

Os Prefects fazem parte da equipa de liderança distribuída dos alunos.

 

Os Prefects são alunos dos 11º e 12º anos, que são vistos como excelentes exemplos para os outros, em termos de ética no trabalho, de aparência e de comportamento; e que tenham demonstrado potencial de liderança através das contribuições feitas na escola ao longo do seu percurso escolar. Eles são eleitos democraticamente por alunos e professores.

O Conselho de Alunos 

A partir do 2º ano, cada turma elege dois delegados de turma. Eles são a voz dos seus pares e regularmente propõe e discutem assuntos relacionados com o Colégio e trabalham em cooperação num Conselho de Alunos.

 

O objetivo de um Conselho de Alunos do pré-escolar, dos 1º , 2º, 3º ciclos e do  secundário é desenvolver nos alunos competências de liderança; promover relações harmoniosas por toda a escola; melhorar relações aluno-professor; melhorar o espírito e moral da escola; promover um fórum para os alunos se expressarem; promover uma direção organizada de atividades escolares; promover o envolvimento da comunidade e promover o bem comum de toda a escola e comunidade.

 

Os alunos envolvidos no Conselho de Alunos desenvolverão competências essenciais para a vida, como por exemplo capacidade de ouvir, diplomacia, compromisso e comunicação.

Monitores da Upper School (Ensino Secundário)

Durante o terceiro período do ano letivo, é dada aos alunos do 9º ano a oportunidade de serem Monitores da Upper School, experenciando alguns deveres e responsabilidades normalmente atribuídos aos Prefects.

 

Os Monitores da Upper School têm um papel importante na organização diária da escola, em preparação para futuros cargos de liderança e para se tornarem cidadãos activos e responsáveis. 

2022-2023

Head Girl & Head Boy

Sara Gonçalves & Vasco Santos

2021-2022

Head Girl & Head Boy

Mariana Domingues & Kilian Borowsky

2020-2021

Head Girl & Head Boy

Matilde Ramos & Tiago Silva

2019-2020

Head Girl & Head Boy

Ana Mafalda Caetano & Rodrigo Sousa

2018-2019

"A minha experiência como Head Girl foi a concretização de um objectivo pessoal de longo prazo.

Foi também uma oportunidade extremamente gratificante de retribuir à comunidade que foi a minha casa por tantos anos e à qual não poderia estar mais grata.

Tive a oportunidade de interagir com os alunos mais novos de formas que não seriam possíveis de outro modo, de organizar iniciativas de responsabilidade social e de representar publicamente a escola da qual tenho tanto orgulho.

Os pontos altos do meu ano foram, com certeza, conhecer o Embaixador da China e de falar para todos os finalistas e família no Commencement de 2019.

Na minha opinião, fazer parte do Prefect Body encoraja os alunos a concretizar ações, de se envolverem inteiramente nas várias atividades da escola e, simultaneamente, fortalecendo os nosso princípios e valores fundamentais de Clippers. Não só permite aos alunos tornarem-se mais responsáveis, mas também pode ser bastante divertido, se feito com a mentalidade certa.

Desejo à próxima geração de Prefects toda a sorte do mundo!"

Ana Ramos - Head Girl

slider-1