Voz e liderança dos alunos
Todos os alunos no CLIP são encorajados a ser o motor da mudança que eles querem ver no mundo e que pode começar por encontrarem soluções para os seus problemas diários e por defender os interesses da comunidade estudantil.
Os alunos do CLIP têm várias oportunidades e plataformas para se tornarem a voz dos seus pares e para desenvolverem competências de liderança, apoiadas pelo quadro de competências do século XXI do CLIP.

- O corpo de Prefects
Os Prefects fazem parte da equipa de liderança distribuída dos alunos.
Os Prefects são alunos dos 11º e 12º anos, que são vistos como excelentes exemplos para os outros, em termos de ética no trabalho, de aparência e de comportamento; e que tenham demonstrado potencial de liderança através das contribuições feitas na escola ao longo do seu percurso escolar. Eles são eleitos democraticamente por alunos e professores.
- O Conselho de Alunos
A partir do 2º ano, cada turma elege dois delegados de turma. Eles são a voz dos seus pares e regularmente propõe e discutem assuntos relacionados com o Colégio e trabalham em cooperação num Conselho de Alunos.
O objetivo de um Conselho de Alunos do pré-escolar, dos 1º , 2º, 3º ciclos e do secundário é desenvolver nos alunos competências de liderança; promover relações harmoniosas por toda a escola; melhorar relações aluno-professor; melhorar o espírito e moral da escola; promover um fórum para os alunos se expressarem; promover uma direção organizada de atividades escolares; promover o envolvimento da comunidade e promover o bem comum de toda a escola e comunidade.
Os alunos envolvidos no Conselho de Alunos desenvolverão competências essenciais para a vida, como por exemplo capacidade de ouvir, diplomacia, compromisso e comunicação.
- Monitores da Upper School (Ensino Secundário)
Durante o terceiro período do ano letivo, é dada aos alunos do 9º ano a oportunidade de serem Monitores da Upper School, experenciando alguns deveres e responsabilidades normalmente atribuídos aos Prefects.
Os Monitores da Upper School têm um papel importante na organização diária da escola, em preparação para futuros cargos de liderança e para se tornarem cidadãos activos e responsáveis.
- 2023-2024
-
Head Girl & Head Boy
Matilde Leão & Rafael Estevinho
- 2022-2023
-
Head Girl & Head Boy
Sara Gonçalves & Vasco Santos
- 2021-2022
-
Head Girl & Head Boy
Mariana Domingues & Kilian Borowsky
- 2020-2021
-
Head Girl & Head Boy
Matilde Ramos & Tiago Silva
- 2019-2020
-
Head Girl & Head Boy
Ana Mafalda Caetano & Rodrigo Sousa
- 2018-2019
-
"A minha experiência como Head Girl foi a concretização de um objectivo pessoal de longo prazo.
Foi também uma oportunidade extremamente gratificante de retribuir à comunidade que foi a minha casa por tantos anos e à qual não poderia estar mais grata.
Tive a oportunidade de interagir com os alunos mais novos de formas que não seriam possíveis de outro modo, de organizar iniciativas de responsabilidade social e de representar publicamente a escola da qual tenho tanto orgulho.
Os pontos altos do meu ano foram, com certeza, conhecer o Embaixador da China e de falar para todos os finalistas e família no Commencement de 2019.
Na minha opinião, fazer parte do Prefect Body encoraja os alunos a concretizar ações, de se envolverem inteiramente nas várias atividades da escola e, simultaneamente, fortalecendo os nosso princípios e valores fundamentais de Clippers. Não só permite aos alunos tornarem-se mais responsáveis, mas também pode ser bastante divertido, se feito com a mentalidade certa.
Desejo à próxima geração de Prefects toda a sorte do mundo!"
Ana Ramos - Head Girl