Diretivas orientadoras

Visão

O CLIP - Oporto International School pretende tornar-se um centro de ensino e de aprendizagem de excelência, que cria, estimula e desenvolve indivíduos de mente aberta e criativos, com a capacidade para atingirem o seu potencial máximo através da inovação, de consciência internacional, de excelência académica e de resiliência.

 

 

Missão

O CLIP acredita que o futuro será moldado por indivíduos extraordinários, preparados para enfrentar os desafios do século XXI, através de uma competência intelectual versátil, uma paixão pela descoberta, uma maior consciência social e de compromisso intransigente para com um mundo melhor.

A Missão do CLIP é a de desenvolver e inspirar cidadãos com princípios, proporcionando-lhes uma educação internacional, inclusiva e desafiadora, através da qual todos os nossos alunos são:

slider-1
slider-2

 

Ambição

 

O enquadramento CLIP21 define a aprendizagem do século XXI no contexto do CLIP. Neste sentido, tem como intuito envolver toda a comunidade escolar numa conduta explícita e intencional, a fim de promover o desenvolvimento das competências do aluno. A nossa ambição é, então, a de desenvolver alunos com as competências necessárias para enfrentarem um mundo em mudança:

 

  • Emotional intelligence
  • Creativity
  • Critical thinking
  • Adaptability
  • Resilience
  • Collaboraton
  • Communication
  • Leadership
  • Independence
  • Technology
  • Social and cultural awareness
  • Citizenship
  • Environmental awareness
slider-1
slider-2
slider-3

Princípios pedagógicos

Integridade académica e excelência

O alcançar do máximo potencial académico por cada aluno, através de um currículo amplo e variado que enfatiza a progressão individual e coletiva.

Diversidade e educação intercultural

O conceito de educação do CLIP baseia-se num processo de aprendizagem que implica a compreensão do outro e do que o rodeia, de modo a formar e educar cidadãos globais, que respeitam a diversidade, evidenciando um diálogo aberto e códigos éticos de conduta.

Aprendendo a aprender

A aptidão para se organizar e perseverar na aprendizagem por forma a alcançar o impulso e a autonomia que fortalecem a aprendizagem ao longo da vida.

Entendimento profundo

As metodologias de aprendizagem que têm por base o conceito e a problematização estão no centro das abordagens do CLIP à aprendizagem centrada no aluno, a fim de estimular o pensamento de grandes ideias, a aprendizagem mais aprofundada, conexões significativas e compreensões transferíveis.

Aprendizagem cooperativa

No CLIP, a aprendizagem centrada no aluno segue a premissa de que os alunos devem trabalhar juntos, compartilhar uma tarefa e aprender com sucesso uns com os outros. Os alunos são encorajados a assumir a responsabilidade pela sua própria aprendizagem, contribuindo, simultaneamente, para a aprendizagem dos outros.

Liderança

Os alunos, os pais e os funcionários constituem parte integrante de um processo de liderança distribuída. A gestão e organização do CLIP baseia-se num modelo democrático de tomada de decisão que valoriza as capacidades de negociação para alcançar consenso ao lidar com diversas opiniões.

Desenvolvimento ético e moral

Os membros da nossa comunidade comportam-se como cidadãos globais e digitais democráticos, ativos, respeitosos e responsáveis, demonstrando raciocínio, tomada de decisões com base em razões éticas e morais e evidenciando consciência do seu impacto individual e coletivo sobre os outros.