Proteção da criança
O CLIP está empenhado na salvaguarda e promoção do bem-estar da criança.
O CLIP reconhece as suas responsabilidades na proteção da criança.
Todas as crianças, de qualquer idade, cultura, deficiência, género, língua, raça, crença religiosa e/ou identidade sexual têm o direito à proteção de abuso, portanto qualquer suspeita ou alegações de abuso ou de más práticas será encarada de forma séria e resolvida de forma apropriada.
O CLIP também tem em vigor políticas, procedimentos e práticas cujo objetivo é reduzir e eliminar o bullying e assédio, assim como procedimentos e processos para lidar com incidentes relacionados. Os Pais serão contactados quando necessário. Em todas as circunstâncias, o melhor interesse do aluno é tido em consideração e ações serão tomadas de forma apropriada.
Apoio pedagógico
Os princípios de Apoio Pedagógico e Necessidades Educativas Especiais no CLIP estão estritamente em linha com as Diretivas Orientadoras da escola.
A Equipa de Bem-Estar conjuntamente com o Deputy para as Necessidades Educativas Especiais decidem sobre os diferentes tipos de apoio que serão fornecidos, após uma observação cuidada do aluno, procedimentos de avaliação e tipos de intervenção subsequentes.
A escola também relações excecionais com agências externas que têm trabalho em colaboração com os professores e pais em avaliar, diagnosticar e aconselhar sobre procedimentos necessários.
As áreas encontradas normalmente incluem dificuldades cognitivas, sociais, emocionais e de comportamento.
Um plano educativo poderá ser criado com o intuito de estabelecer estratégias apropriadas para o desenvolvimento do aluno, com conhecimento e colaboração dos pais.
O apoio académico e emocional poderá ser providenciado ao aluno através de vários métodos, incluindo programas especiais/adaptados, aulas de apoio, monitorização e progresso de necessidades académicas e emocionais, apoio dentro da sala de aula, e/ou modificações na sala de aula e na avaliação.
Educação para a saúde e bem-estar
O CLIP promove o bem-estar e a educação para a saúde junto dos alunos através de uma variedade de oportunidades curriculares e não curriculares.
O curriculum da escola abrange uma série de tópicos relacionados com o bem-estar e educação para a saúde, através:
- Do programa de PSHE (Personal, Social and Health Education) para as Lower e Middle Schools e através do programa de aconselhamento e orientação na Upper School
- Das Ciências
- Da Educação Física
- De projetos escolares
- De atividades ocasionais
Os CLIP Clubs e as CLIP Teams oferecem atividades após o dia escolar, aos fins-de-semana e atividades e campos de férias que promovem a educação para a saúde e bem-estar.
A comida fornecida na escola obedece à legislação nacional de saúde e o CLIP oferece uma seleção de fruta gratuita e disponível diariamente durante os intervalos.
As instalações do CLIP e os espaços exteriores também promovem atividades físicas e desporto.
Aconselhamento
- Cuidado Pastoral e Aconselhamento
Cada membro da comunidade escolar é responsável pelo bem-estar social e emocional de cada outro membro.
Os professores de cada área estão em posição de promover o bem-estar através das estratégias de ensino e aprendizagem que usam e na forma como desenvolvem relações com os seus alunos, pais e colegas. Os pais são essenciais neste âmbito pois o bem-estar dos alunos está directamente ligado com o seu ambiente familiar e com todos com quem eles se relacionam nas situações que enfrentam diariamente. O bem-estar é promovido por ações para maximizar a aprendizagem, saúde e bem-estar entre a comunidade escolar e outros indivíduos.
- Diretores de Turma
O Diretor de Turma está na linha da frente do cuidado pastoral e do bem-estar do aluno e, em circunstâncias normais, será o primeiro ponto de contacto com os pais.
O papel do Diretor de Turma, em suma, é de manter um olhar atento sobre os seus alunos, ouvi-los, encorajar ou censurar os mesmos quando a ocasião assim o justifique, gerir o grupo de forma eficiente, manter um registo real do progressos dos seus alunos, trabalhar de perto com os Area Leaders e Diretores, e passar os registos para o próximo Diretor de Turma no final de cada ano letivo.
- Aconselhamento de Carreiras
O aconselhamento de carreiras no CLIP é feito durante todo o percurso académico, já que os alunos adquirem competências para a vida, tais como a resiliência, cooperação, independência na aprendizagem, investigação e pesquisa, uso da tecnologia, pensamento crítico e comunicação pública.
Embora não exista um programa pré-definido de Aconselhamento de Carreira, existem várias iniciativas anuais.
Na Lower e Middle Schools, os alunos são expostos a alguma oções de emprego e carreiras e a experiências de vida real para terem maior noção dos caminhos que terão disponíveis no futuro.
Na Upper School, existe uma equipa de profissionais que guiam e apoiam os alunos nas suas escolhas de carreiras, incluindo:
- um conselheiro para Universidades no Reino Unido e Estrangeiro, que coordena o processo UCAS assim como de outras opções no estrangeiro
- um conselheiro para as Universidades Portuguesas, que coordena o processo de candidatura às universidades em Portugal.
Esta equipa, conjuntamente com o Director da Upper School e com os Directores de Turma, psicólogos e a equipa de Bem-Estar da Upper School, fornecem um aconselhamento sistemático de carreiras e de escolhas para o ensino superior.
Aos alunos serão dadas as oportunidades para:
- Visitar universidades locais e estrangeiras
- Frequentar sessões de orientação em universidades
- Participar na Feira das Carreiras do CLIP
- Visitar empresas e ouvir convidados de várias areas profissionais
- Fazer estágios em empresas
- Fazer voluntariado para experiências de trabalho acrescidas durante as férias
- Psicologia Educacional e Aconselhamento
O apoio psicológico e aconselhamento é de suma importância no CLIP, de forma a assegurar que todos os alunos se sentem seguros e que são cuidados de forma apropriafa quando não estão bem ou quando necessitam de apoio adicional, que seja físico, social ou emocional.
A intervenção ocorre da seguinte forma:
- Apoio educacional - análise da estrutura do grupo/turma, estratégias de intervenção para gerir comportamentos do indivíduo/grupo
- Intervenção de grupo/turma - desenvolvimento de estratégias de gestão de comportamento, desenvolvimento de hábitos de estudo, testes de orientação vocacional, estratégias de relaxamento e de controlo de ansiedade
- Intervenção individual - intervenção do Deputy para Necessidades Educativas Especiais e da equipa de Bem-Estar para apoio pedagógico/emocional após identificação por parte dos professores.