Oceanus

04 Dezembro 2020

Artigos de opinião

“O meu país é o que o mar não quer!”- Ruy Belo

                                                                         Oceanus

Na sua imensa adoração e encantamento pelo mar, Sophia de Mello Breyner descreveu a sua alma como maresia e afirmou que, quando morresse, voltaria para buscar todos os momentos que não vivera junto ao mar.

Ao longo do tempo, todos os poetas cantaram o mar, o nosso mar, profundamente português, que ora nos traz sustento, trabalho, aventura, alegrias e glória, ora nos esmaga com o sofrimento e a morte. Para os Portugueses, o mar é o prolongamento da terra. Dizia Ruy Belo: “O meu país é o que o mar não quer!”. Definitivamente, o mar serviu de pano de fundo a muitas civilizações grandiosas e enriqueceu a literatura ocidental, logo à partida com a Odisseia, arquétipo de todas as epopeias marítimas.

Infelizmente, nas últimas décadas, os oceanos sofreram agressões profundas que põem em causa a sua biodiversidade e, por consequência, o seu desenvolvimento sustentável. Todos os anos, introduzimos no oceano cerca de oito milhões de toneladas de resíduos plásticos e o excesso de dióxido de carbono acidifica as águas, colaborando na destruição de recifes de corais. Também o aquecimento da atmosfera pode levar à elevação da temperatura média das águas e ao desaparecimento de várias espécies de peixes.

Estas ameaças, e muitas outras, que atingem este imenso ecossistema, levaram as Nações Unidas, em 2017, a declarar A Década da Ciência do Oceano 2021 – 2030. Sob o lema: A ciência que precisamos para o oceano que queremos, o objetivo primordial é mobilizar a comunidade científica, legisladores, empresas e sociedade civil para um programa de pesquisa conjunta e de inovação tecnológica.

O CLIP, como Escola Unesco e Escola Azul, iniciará e dará continuidade a diferentes projetos, dinamizando diversas atividades que terão como pano de fundo o mar/os oceanos que todos queremos conhecer melhor e, sobretudo, cuidar.

Ambicioso, não acham? Mergulhemos, então!

 

                                                                                                           Isabel Sousa

                                                                                                           Coordenadora do Projeto Unesco

 

Oceanus

Últimas notícias