Carrinhos a energia solar, criados por alunos do CLIP, ganham concurso

15 Junho 2019

Clipping

Carrinhos movidos a energia solar criados por alunos do CLIP conseguem primeiros lugares em corrida promovida pelo Centro de Educação Ambiental do Porto. 

 

Uma corrida de carrinhos movidos a energia solar fechou as atividades da Semana da Energia e do Ambiente, que decorreu em vários dos Centros de Educação Ambiental (CEA) da cidade.

 

Intitulada "À Velocidade do Sol", a corrida realizou-se no CEA da Quinta do Covelo e faz parte do projeto com o mesmo nome, tendo esta sido a sua 10.ª edição. Promovido pelo Município do Porto e a AdEPorto - Agência de Energia do Porto, destina-se a alunos do ensino básico e secundário do concelho do Porto e o seu principal objetivo é a conceção e construção de carrinhos movidos a energia solar, recorrendo a materiais reutilizados.

 

É realizada uma corrida cronometrada entre os vários carrinhos, sendo então atribuídos prémios e troféus aos três carrinhos mais rápidos.

 

Desta vez, estiveram em prova 10 carrinhos originais, provenientes de quatro estabelecimentos de ensino da cidade. Após uma animada e renhida corrida, os carrinhos mais rápidos foram o Faísca Mc Queen (1.º lugar), a Pucca Cósmica (2.º lugar), ambos da Escola Artística e Profissional Árvore, e o Neo Bright (3.º lugar), do CLIP - Colégio Luso Internacional do Porto.

  

Relativamente à conceção, após avaliação de todos os carrinhos, o júri decidiu pela atribuição do 1.º lugar ao carrinho Neo Bright, do 2.º lugar ao carrinho Spidy Gonzalez, ambos do CLIP - Colégio Luso Internacional do Porto, e do 3.º lugar à Pucca Cósmica, da Escola Artística e Profissional Árvore.

Os carrinhos são avaliados por um júri, que atribui prémios aos três melhores no que diz respeito à conceção.

Carrinhos a energia solar, criados por alunos do CLIP, ganham concurso

Últimas notícias

10 Março 2025
OPOMUN 2025 on the News
Jornal de Notícias and TVI interviewed some of our Upper School students about OPOMUN 2025. The Oporto Model United Nations gathered nearly 400 participants from 18 schools across six countries. These young delegates tackled pressing global issues, from Artificial Intelligence to the International Court of Justice, demonstrating the power of diplomacy, dialogue, and consensus-building.   A highlight of the event, featured in a TVI interview, was the immersive experience of students representing nations such as France, Germany, India, and Iran. They negotiated, drafted proposals, and voted on resolutions, mirroring real-world diplomatic processes. Meanwhile, Jornal de Notícias reported on the intense debates within the United Nations Economic and Social Council (ECOSOC), where participants focused on how climate change forces populations to relocate and how global cooperation can uphold peace and stability.   Participants research and represent diverse countries and real-world insights on topics once thought outdated, such as piracy, which still impacts parts of Africa and Asia. Delegates tackled these challenges by researching and representing diverse countries. Students reflected on real UN debates and managed critical skills within negotiation, leadership, and problem-solving.   Many participants see OPOMUN as a stepping stone towards future careers in international relations, drawn by the transformative power of diplomacy. By fostering an understanding of global cooperation and governance, OPOMUN 2025 continues to nurture a new generation of leaders ready to confront the complexities of our interconnected world.