No 2º Ciclo (do 5º ao 8º ano), os alunos aprofundam as bases estabelecidas na Lower School (Educação Pré-escolar e 1º Ciclo), continuando a desenvolver competências de forma a alcançar a autonomia na aprendizagem.
Um programa curricular mais extenso cria as condições necessárias para o desenvolvimento de uma aprendizagem aprofundada, no seio de cada área, permitindo aos alunos um conhecimento interdisciplinar e competências de investigação através da disciplina de LTR - Aprender Através da Pesquisa.
Embora se possa oferecer um programa personalizado e / ou adaptado para atender às necessidades específicas de um aluno, os alunos do 2º Ciclo dispõe das seguintes disciplinas:
5º Ano | Do 6º ao 8º Ano |
Inglês Português Língua Estrangeira | Inglês Português Língua Estrangeira |
Matemática | Matemática |
Ciências Naturais | Ciências Naturais e Físico-químicas |
Educação Visual Artes Performativas (Música, Dança e Teatro) | Educação Visual Artes Performativas (Música, Dança e Teatro) |
Computação | Computação |
Geografia História | LTR - Aprendizagem através da Pesquisa História |
Educação Física | Educação Física |
Eventos e assuntos atuais | Eeventos e assuntos atuais |
- LTR - Aprender Através da Pesquisa
LTR - Aprender Através da Pesquisa é a disciplina à qual é atribuído um maior número de horas letivas no currículo da Middle School. Esta disciplina constitui um elemento unificador e potenciador do programa curricular da Middle School no CLIP, incentivando os alunos a compreenderem o outro, a serem pensadores críticos, a melhorarem a sua consciência metacognitiva e a desenvolverem a empatia.
O programa de LTR:
- facilita o desenvolvimento de empatia e dos códigos pessoais de ética
- promove a compreensão de questões globais apropriada à idade
- incute o respeito e a valorização da diversidade de culturas e opiniões
- desenvolve as competências do CLIP21 e a capacidade de resolução de conflitos
- incentiva os alunos a aceitarem, mais facilmente, as diferenças dentro e fora da sala de aula
- promove a descoberta de ideais humanistas de mentalidade internacional
Os alunos de diferentes anos letivos (do 6º ao 8º ano) são agrupados em equipas e, nas aulas de LTR, aprendem através de diferentes metodologias e abordagens, nomeadamente:
- aprendizagem colaborativa
- aprendizagem baseada na resolução de problemas• aprendizagem orientada pela investigação
- aprendizagem baseada em conceitos
- compreensão por design
Ao explorar várias metodologias e abordagens, com o intuito de alcançar uma aprendizagem mais profunda, os alunos de LTR desenvolverão e aprofundarão sua visão do mundo, tornando-se membros responsáveis da comunidade local e cidadãos globais.