Informação do Estudante
Informação do Estudante
/
Pai




/
Mãe




/
Encarregado de Educação
/
PT · EN
Página inicial / Sobre o clip / Administração e Liderança

Administração e Liderança

O CLIP é um colégio privado, não usufrui de fundos governamentais e é propriedade de uma prestigiada família portuguesa. A família Violas possui empresas em vários setores, tanto na Europa como noutros continentes, incluindo Brasil, Estados Unidos da América e Canadá. A diversidade dos seus negócios, desde o turismo, incluindo casinos, hotéis e campos de golf até à produção e à distribuição de cordas e de bebidas de marcas bem conhecidas, faz com que o CLIP tenha acesso a competências profissionais em áreas operacionais - como Recursos Humanos, Marketing, Computação, assuntos legais e manutenção - do grupo, sempre que necessário.
 

A circunstância de um dos proprietários ter dois jovens ainda alunos do colégio e o presidente do Conselho de Administração ser pai de outros dois ex-alunos, que frequentaram o CLIP desde a Reception até à Form 12, permite-lhes ter uma perceção real, tanto da área pedagógica como da área financeira do colégio. O Presidente faz parte do Conselho de Administração quase desde o seu início, um envolvimento genuíno justificado pela sua identificação e confiança no projecto educativo.
 

A visão e missão do CLIP determinam o contínuo desenvolvimento da escola, sendo os cinco membros do Conselho de Administração responsáveis pela definição de regulamentos, disponibilização de recursos e garantia de uma educação de qualidade.
 

O Conselho de Administração delega a gestão do dia-a-dia do colégio na equipa de liderança do CLIP (ClIP Leadership Team), constituída por um Diretor Financeiro a tempo inteiro, eleito pelo CA e responsável pelo planeamento operacional estratégico e financeiro; por um Reitor que dirige o projeto pedagógico; pelos Diretores das escolas – Lower, Middle e Upper – e por dois membros nomeados. O CLT promove um ambiente criativo e dinâmico de ensino / aprendizagem, trabalhando colaborativamente com o Staff por forma a promover e a viver a visão e a missão da escola. Durante as reuniões semanais (2) são debatidos assuntos operacionais, pedagógicos e filosóficos, tomam-se decisões e elaboram-se propostas. As propostas são transmitidas ao Conselho de Administração através do Administrador Delegado. O Reitor participa nas reuniões de Conselho de Administração quando convidado. O Administrador Delegado e o Presidente do Conselho de Administração estão em contacto regular e têm frequentemente reuniões informais sobre assuntos do colégio. As decisões tomadas nestas reuniões sobre propostas e estratégias são comunicadas posteriormente ao Reitor e ao CLT.
 

O Conselho de Administração foi eleito recentemente e é formado por cinco membros – três são membros da Família Violas, um é membro do Conselho de Administração do Grupo Violas e o outro é o Administrador Delegado do Colégio. É pretensão deste conselho reunir formalmente quatro vezes por ano e, dependendo da agenda, convidar o Reitor, o presidente do EBPC (Associação de Pais), assim como o presidente do Alumni (Associação de Antigos Alunos). Na eventualidade de surgirem questões mais amplas, serão formados comités (Focus Groups) com membros de toda a comunidade escolar, para avaliarem o assunto, pensarem em soluções e reportarem os resultados ao Conselho de Administração e ao CLT.


A intenção é consolidar o slogan do Colégio “We are One”, sendo inclusivos.

 

Objetivos para os alunos
 

O CLT assegura que os CLIPPERS:
 

> Serão desafiados a atingir os seus objectivos académicos, artísticos, atléticos e interpessoais, aplicando-se para fazer sempre o seu melhor, suportados pela metacognição e excelentes hábitos de trabalho.
 

> Serão alunos ao longo de toda a sua vida pelo domínio de pelo menos três línguas; pelo desenvolvimento de competências e capacidades de concentração, resiliência, ambição, curiosidade, criatividade e vontade corajosa de se adaptarem  a novas situações;
 

> Terão um perfil internacional, respeitando a diferença cultural, religiosa, física e académica; sendo reflexivos e críticos sobre questões ambientais e globais e possuindo um profundo sentido de reconhecimento dos outros, das culturas, países e costumes.
 

> Serão cidadãos do mundo e de princípios, detentores de valores e sentido pessoal de se ser ético, compassivo, justo e possuir abertura de espírito.
 

 Objectivos para a escola - CLIP oferece:

 

> Um ambiente acolhedor, seguro e atento que valoriza a aprendizagem;
 

> Um conjunto amplo de actividades extra-curriculares organizadas pelos CLIP Clubs;

> Actividades co-curriculares diversas e estimulantes
 

> Um ensino do mais alto nível num espaço construído para o efeito e dotado de bons recursos
 

> Uma experiência educacional que explora a situação geográfica da escola, situada no norte de Portugal e na Europa Ocidental
 

> Preparação adequada e orientação profissional para os alunos  que se deslocam para outras escolas, transitam para o ensino superior em Portugal, para a Europa ou para fora dela
 

> Pessoal com bom nível de qualificações, concentrado no bem-estar e desempenho académico do aluno e de cada aluno


> Pessoal empenhado no seu desenvolvimento profissional, acompanhando as metodologias desenvolvidas pela pesquisa, por forma a assegurar o sucesso do aluno
 

> Apoio e orientação especializados para alunos com necessidades educacionais especiais, incluindo acompanhamento suplementar ao nível das línguas.

Rua de Vila Nova, 1071
4100 - 506 Porto, Portugal

 

tlf. +351 226 199 160
fax. +351 226 199 169
info@clip.pt 

Escola reconhecida
Copyright © CLIP 2019