Informação do Estudante
Informação do Estudante
/
Pai




/
Mãe




/
Encarregado de Educação
/
PT · EN
Página inicial / Aprender no clip / Actividades co-curricular e extra-curricular

Actividades co-curricular e extra-curricular

As atividades co-curriculares são relevantes e de apoio ao curso natural dos estudos, pois são muitas vezes organizadas pelos alunos sob a orientação de professores. O CLIP acredita que essas atividades ajudam a nutrir nos alunos qualidades como liderança, resiliência, integridade, perseverança, sentido de justiça, competências essenciais para a vida que promovem a aprendizagem o ao longo da vida e que lhes permite enfrentar os desafios do futuro em consonância com a Visão e Missão do CLIP.
 

 

MUN - O Modelo das Nações Unidas
 

Há sete anos que os alunos e professores do CLIP têm vindo a participar em várias conferências MUN, juntando-se a muitas escolas internacionais e portuguesas: IMUN - Modelo das Nações Unidas Ibérico organizado pela Escola Americana de Lisboa (CAISL); BRAMUN - MUN de Braga organizada pelo CLIB (a Escola Internacional de Braga); CICMUN, organizado pelo Colégio Internato Carvalhos); mas também no estrangeiro, o PAMUN organizados pela Escola Americana de Paris.
Nos últimos 4 anos o CLIP organizou a sua própria conferência anual, o OPOMUN - Oporto Model United Nations.

 

 

O que é o MUN?

O objetivo é procurar, através de discussão, negociação e debate, soluções para os vários problemas do mundo: por exemplo, questões de direitos humanos, proteção do meio ambiente, desenvolvimento económico, desarmamento, os problemas da juventude e dos refugiados, bem como as questões mais críticas da guerra e da paz.

Os alunos/delegados, na busca de soluções para estes problemas, podem aprender a romper com interesses nacionais restritos e desenvolver uma verdadeira cooperação internacional. A pesquisa e preparação necessária, a adoção de pontos de vista e atitudes que não os seus, o envolvimento e interação com tantos outros jovens de todo o mundo, proporcionam aos jovens um profundo conhecimento sobre os problemas do mundo, tornando-os mais cientes das causas de conflito entre nações, e leva-os a uma melhor compreensão dos interesses e motivações dos outros.

 
 

UNESCO
 

O CLIP tornou-se uma escola associada em março de 2008 e desde então tem tentado trabalhar de acordo com o espírito e os objetivos, promovidos pela UNESCO: "contribuir para a paz e segurança, promovendo a colaboração entre nações através da educação, ciência e cultura para o respeito universal pela Justiça, para o Estado de Direito e dos direitos humanos e as liberdades fundamentais que são confirmadas pelos povos do mundo, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião, pela Carta das Nações Unidas. "

 
 

Programa ECO-ESCOLA
 

O ambiente é naturalmente uma questão atual e educar para ser amigo do meio ambiente é, cada vez mais, um objetivo a ser considerado em programas educacionais. É por isso que fazer parte do Programa Eco-Escolas é imperativo e acontece naturalmente. Portanto, ser uma Eco-Escola por vários anos - e consecutivamente ganhar a Bandeira Verde 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2017 - nada mais é do que o início de um caminho consolidado diariamente sendo verde dentro e fora da escola. Além disso, isto não se limita à reciclagem, à economia de energia ou água, mas inclui também a preservação e proteção das florestas, o ruído e a poluição (transporte), o conhecimento da biodiversidade local e regional - e nacional -, as alterações climáticas e oceanos, e entre os muitos outros aspectos de áreas distintas, como a pesca e a agricultura.

Aprender a viver uma vida sustentável protegendo o meio ambiente é o que motiva os professores, os alunos e os pais que fazem parte do comité das Eco-escolas no CLIP.

 

  

INTERACT clube
 

O Interact Club é um programa para jovens promovido pelo Rotary International destinado a jovens com idade entre 14 e 18 anos. Os alunos do CLIP tornaram-se parte deste movimento em 14 de julho de 2009, aquando da cerimónia de inauguração do "Interact Club de Porto-Douro”.

Os quartos objetivos principais do Interact são: 

> desenvolver a liderança e integridade pessoal;

> demonstrar entreajuda e respeito pelos outros;

> compreender o valor da responsabilidade individual e do trabalho;

> promover a compreensão e boa vontade internacional.

 
 

Consciência Social e Serviço Comunitário
 

Uma cidadania baseada em princípios é incentivada e promovida. Estar ciente da injustiça social e lutar pela justiça devem ser um dos principais objetivos de qualquer aluno do CLIP. Comprometer-se para o bem-estar dos outros e para a comunidade é o seu primeiro passo.

 
 

Media Club
 

O Media Club foi formado em 2011 e reflete a cooperação entre alunos e professores. Desde então, tem seguido o seu lema, "retratar os melhores momentos da vida".

 
 

CLIP Clubs – MÚSICA
 

A música é uma forma poderosa e única de comunicação que pode mudar a forma como os alunos se sentem, pensam e agem. Reúne o intelecto e o sentimento e permite a expressão pessoal, reflexão e desenvolvimento emocional. Como parte integrante da cultura, passada e presente, permite que os alunos se compreendam e se relacionem com outros, ligando a casa, a escola e o resto do mundo. Um bom ensino de música desenvolve a capacidade dos alunos para ouvir e apreciar uma grande variedade de géneros musicais e fazer julgamentos sobre a qualidade musical. Incentiva a participação ativa nas diferentes formas de fazer música, individual e comunitária, desenvolvendo um sentido de unidade e identidade de grupo. Também aumenta a autodisciplina e criatividade, a sensibilidade estética e a realização.
 

O programa de música dos CLIP Clubs tem como objetivos:
 

> Dar às crianças mais novas a oportunidade de explorar diferentes instrumentos musicais e às mais velhas a oportunidade de estudar um instrumento da sua escolha;
 

> Promover e desenvolver a apreciação da música num ambiente seguro e simpático, esforçando-se para alcançar um padrão de excelência individualmente e como membro de um grupo;
 

> Incentivar os alunos a seguir os Exames de Música da Trinity Guildhall para elevar este padrão de excelência e obter uma certificação reconhecida internacionalmente;
 

> Dar aos alunos oportunidades regulares para acuar perante um público.

 
 

Exames de Música da Trinity Guildhall
 

O CLIP oferece a oportunidade aos alunos da escola, bem como aos candidatos externos, fazerem os prestigiados exames de música da Trinity Guildhall. Os exames da Trinity Guildhall são emitidos pelo Trinity College London, o conselho internacional de exames. É uma entidade certificadora reconhecida no Reino Unido pela Qualifications and Curriculum Authority, na Inglaterra, Lifelong Learning and Skills no País de Gales e o Northern Ireland Council for the Curriculum, Examinations and Assessment. As qualificações da Trinity são acreditadas por estas autoridades dentro do Quadro Nacional de Qualificações. As classificações a partir do Grau 6 dão entrada nas Universidades no Reino Unido e as qualificações musicais são sempre altamente consideradas como prova de compromisso e talento dos alunos.
 

Um examinador experiente do Trinity College vem do Reino Unido para examinar os alunos. Todos os instrumentos clássicos têm currículos de exame. O exame é recomendado pelos professores individuais aos pais quando o aluno atinge um determinado nível de desempenho e conhecimento. Não são de modo algum obrigatórios, mas fornecem um indicador do progresso do aluno. Consistem na realização prática de três ou quatro peças, dependendo do nível do exame, exercícios técnicos, tais como escalas e arpejos, testes aurais, conhecimento musical, habilidades de leitura à primeira vista e improvisação são opções.

Rua de Vila Nova, 1071
4100 - 506 Porto, Portugal

 

tlf. +351 226 199 160
fax. +351 226 199 169
info@clip.pt 

Escola reconhecida
Copyright © CLIP 2019